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Lavras Novas - É sub-distrito da sede. Antigo arraial minerador no topo da Serra do mesmo nome, atrás do grande maciço do Itacolomy. A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é importante monumento do século XVII. A festa da Padroeira e do Divino Espírito Santo, em agosto, é o ponto alto do calendário de Lavras Novas. Comida típica, artesanato e
montanhismo. Viagem realizada em 10 de outubro de 1999.
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Km 000 - Sair de Ouro Preto em direção à Saramenha. Km 10 - Em frente ao entrocamento da fábrica
Alcan.
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A estrada (que é histórica) liga Ouro Preto a Ouro Branco, fazendo parte da Estrada Real, está sendo asfaltada. (Um crime contra a história
e a natureza.)
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Muitas curvas sinuosas no caminho.
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Neste trecho a obra de asfaltamento respeitou o traçado antigo.
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Os primeiros cortes nos morros que cercam a estrada.
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Não precisa dizer nada.
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No meio da mata a Cia Paulista de Ferro Liga.
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Uma das raras propriedades rurais de criação de gado leiteiro.
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O asfalto polui a antiga e singela construção rural.
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E ainda fazem propaganda!
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Km 16 - termina o asfalto e começa o trecho de terra.
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Km 20 - Encruzilhada: à esquerda entrada para Lavras Novas; em frente a estrada
para Ouro Branco.
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A placa diz tudo.
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Lá embaixo a ferida que a construção da estrada asfaltada está abrindo.
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Região de campo, como se diz por aqui.
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A estrada de terra está em boas condições.
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Km 25 - segunda encruzilhada. Tomar à esquerda novamente.
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Trechos de baixada que antecedem a subida da Serra de Lavras Novas.
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Ao fundo a serra que vamos transpor.
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Um pequena hospedaria à beira da estrada.
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... e lá vai o burrinho carregado de lenha.
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Subida da serra.
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A estrada é estreita e com muitas curvas. No detalhe a pedra suspensa.
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É um bela formação rochosa que se equilibra precariamente.
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Chegando ao topo da serra.
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Lavras Novas surge ao fundo.
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A Capela se destaca na paisagem.
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O crescimento do turismo em Lavras Novas começa a deixar sinais de degradação ambiental.
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Km 30 - Chegamos a Lavras Novas.
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O calçamento de pedras característico das povoações mineiras.
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