Página 01 de 01

Início  Próxima Página


BARÃO DE COCAIS


Igreja Matriz de São João Batista 

Área: 353 Km2
Temperatura média anual: 22 C
Distância da Capital: 93 Km
Rodovias que servem ao Município: BR 262 e MG 436
População: Urbana 18.096 hab
Rural  2.195 hab
Atividades econômicas: agricultura, pecuária, ind.
extrativa mineral e metalúrgica.

 PATRIMÔNIO

Capela de Nossa Senhora do Rosário
Capela de Sant'Ana

Igreja Matriz de São João Batista

BREVE HISTÓRIA

São João Batista do Morro Grande foi  a  denominação  primitiva do atual município, povoado por sertanistas  que procuravam  ouro  em  princípios do século  XVIII.  Aí se estabeleceram e construíram a primeira capela em honra  a São João Batista, obra de fervor religioso que compunha  a base  espiritual,  moral e social da vida  do  mineiro.  O núcleo urbano que ali se constituiu teve como geografia o contorno do  rio,  a lógica do  ouro  em  abundância  que atraia  novos moradores, a insegurança e  a  instabilidade que   cercava a região, e a  necessidade de  se  agregarem para  a confraternização e para tornarem  manifestas  suas necessidades comerciais.

A paróquia é confirmada em 1752. Em 1764, inicia-se a construção de  um novo templo com planta  encomendada  em Lisboa.  Investir no sagrado é estabelecer uma dialética entre divindade e a sociedade e por isso as cerimônias, os rituais   coletivos  e  públicos,  mas  principalmente   a construção   de   igrejas  magníficas.    A prosperidade econômica é entendida como decorrência do exercício da fé, das práticas religiosas, que se deve exprimir em termos de luxo. A dádiva é equivalente a sua prodigalidade. Investir no sagrado é uma garantia de bem  estar  material.  Essa visão se origina da mentalidade sacral dos ibéricos. 

De qualquer forma, a pequena localidade  teve sua  garantia: ao  contrário de outras cidades exploradoras de ouro,  São João   Batista   do  Morro  Grande  teve   uma   mineração florescente até o século XIX, destacando-se a esplendorosa mina do Gongo Soco, que continuou a produzir a partir de tecnologias adequadas.

Para tanto, foi organizada na Inglaterra, a “Imperial Brasilian Mining Association”, que em 1824, assume a Mina do Gongo Soco comprada ao Barão de Catas Altas. Entre 1826 a 1856, quase 13 mil quilos de ouro são dali extraídos.

A atividade econômica para a população local, em que pese a importância da mina, tirava seu sustento das roças de milho e de feijão, café e cana-de-açúcar em menor quantidade, além de plantio de uva para o fabrico de vinho. Aos poucos desenvolveram-se algumas atividades manufaturadas complementares a esta economia, quando aproveitando a cera produzida por pequenos criadores de abelhas, instalou-se no local uma fábrica de vela de grande demanda para a iluminação residencial. Olarias e pequenas cerâmicas se desenvolveram aproveitando o excelente barro encontrado em diversos locais de Morro Grande.

Nos primeiros anos do século XX o pequeno distrito do município de Santa Bárbara traz de seu passado minerador e religioso a Igreja de N S do Rosário construída por negros forros e mestiços, assim como a Igreja de Sant’ Ana, rica em talha e pinturas, e a imponente Igreja Matriz de São João Batista, nascida de uma primeira construção de 1713, erguida pelos primeiros exploradores e que tem na fachada, sobre a portada, uma belíssima imagem do padroeiro, São João Batista, em pedra sabão, obra atribuída ao Aleijadinho.

Somente em 1943, desmembrada de Santa  Bárbara,  foi instituído o município com o nome de Barão de Cocais.

BIBLIOGRAFIA

TRINDADE, R. Cônego. Instituições de Igrejas no Bispado de Mariana.
 Rio de Janeiro, Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1945.
OLIVEIRA, Luis Vasco R. S. O significado do luxo no Reinado de D. João V - alguns aspectos. Bracara Augusta, Braga, 1956.

 


Igreja Matriz de São João Batista - portal com talha de Aleijadinho

Igreja Matriz de São João Batista - Altar-mor

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - teto

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - detalhe do altar lateral

Igreja Matriz de São João Batista - altar lateral

Capela em Barão de Cocais

Capela em Barão de Cocais

Vista de Barão de Cocais

Usina siderúrgica

Capela na saída para Santa Bárbara

Capela em Barra Feliz

Capela em Barra Feliz

Capela no distrito de Brumadinho

Capela Nossa Senhora do Rosario

Vista do adro da Capela de São João

Capela do Sr Bom Jesus

Capela de Sant'Ana


Início Próxima Página