BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR, Marcos M. Vila Rica dos Confrades. A sociabilidade confrarial entre os negros e mulatos no século XVIII. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP/ Depto. de História, 1993.

AGUIAR, Marcos M. Negras minas gerais: uma história da Diáspora africana no Brasil Colonial. Tese de Doutorado. São Paulo: USP/ Depto. de História, 1999.

ÁVILA, Affonso. Separata de O teatro em Minas Gerais: séculos XVIII e XIX. In: Barroco. 9 (1977).

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "Execuções na Colônia: a morte de Tiradentes e a cultura barroca" In: América: consonâncias e dissonâncias- Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 110 (1992): 141-167.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "O Triunfo Eucarístico: hierarquias e Universalidade" In: Revista Barroco. Belo Horizonte, 15 (1992): 461-7.

CAMPOS, Adalgisa Arantes "Devoção e representação do Arcanjo Miguel e das Almas do Purgatório na Capitania das Minas" In: Revista do IAC/UFOP. 1 (1994): 61-69.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "Irmandades mineiras e missas" In: Revista Varia Historia/Departamento de História UFMG. 16 (1996): 66-76.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "A morte, a mortificação e o heroísmo: o homem 'comum' e o 'santo'" In: Revista do IFAC UFOP. 2 (1996): 5-12.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "Quaresma e Tríduo Sacro nas Minas Setecentistas: cultura material e liturgia" In: Revista Barroco. Belo Horizonte, 17 (1993/6): 209-219.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "A visão nobiliárquica nas solenidades do setecentos mineiro" In: Anais do X Encontro regional de História- Minas um balanço historiográfico. Mariana: ANPUH/UFOP, 1996. pp. 111-122.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "A mentalidade religiosa do setecentos: o Curral del Rei e as visitas pastorais" In: Varia História/Departamento de História da UFMG, 18 (1997) : 11-28.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "As irmandades do Glorioso Arcanjo São Miguel e Almas: devoção e cultura material nas Minas do Setecentos" In: BESSONE, Tânia M. T. & QUEIROZ, Tereza Aline P. (orgs.) América Latina: imagens, imaginação e imaginário. São Paulo: EDUSP, Rio de Janeiro: Expressão e Cultura. 1997. pp. 283-303.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. "A portada da Capela de São Miguel e a veneração às almas do purgatório, Vila Rica- Brasil (século XVIII)" In: SCHUMM, Petra (ed.) Barrocos y Modernos nuevos caminos en la investigación del Barroco iberoamericano. Frankfurt: Vervuert, Madrid: Iberoamericana, 1998. pp. 231- 241.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Cultura Barroca e manifestações do Rococó nas Gerais. Ouro Preto: FAOP/BID, 1998.

COELHO, José João Teixeira. Instrução para o Governo da Capitania de Minas Gerais. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1994. Francisco Xavier de Brito: um estatuário em Vila Rica. Ouro Preto: Museu de Arte Sacra do Carmo, 1987.

GONÇALVES, Flávio. "O 'Privilégio Sabatino' na arte alentejana." In: Separata de A Cidade de Évora. 45-46 (1963): 1-12.

GRABAR, André. Les voies de la création en iconographie chrétienne - antiquité et moyenâge. Paris: Flamarion, 1994.

HILL, Marcos. "Fragmentos de Mística e vanidade na arte de um templo de Minas: a Capela da Ordem Terceira de São Francisco de Ouro Preto" in: Revista do Instituto de Arte e Cultura da UFOP. Ouro Preto, 1 (1994): 38-48.

HILL, Marcos. "Francisco Xavier de Brito: um artista português desconhecido no Brasil e em Portugal" in: Revista do IFAC/UFOP. Ouro Preto, (3): 46-51,dez. 1996.

DIAS, José Ramos. Apontamentos Históricos do Sesquicentenário a Escola de Farmácia de Ouro Preto. Ouro Preto: Imprensa Universitária UFOP, 1989. "Inventário de Maria Dorotheia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu)" in: Anuário do Museu da Inconfidência. Ouro Preto (1952): 252-282.

LAPA, Manuel Rodrigues. As cartas Chilenas - um problema histórico e filológico. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1958.

LE GOFF, Jacques. La Naissance du Purgatoire. Paris: Gallimard, 1981.

LEVY, Hannah. "Modelos europeus na pintura colonial" in: Revista do SPHAN. 8 (1944): 7-66.

LOPES, Francisco Antônio. Os Palácios de Vila Rica- Ouro Preto no ciclo do Ouro. Belo Horizonte, 1955.

LOPES, Francisco Antônio. História da Construção da igreja do Carmo e Ouro Preto. Rio de Janeiro: Publicação do SPHAN, 1942.

MATOS, Raimundo José da Cunha. Corografia histórica da Província de Minas Gerais (1837). Belo Horizonte: Publicações do Arquivo Público Mineiro, 1981. 2 vols.

MALE, Emile. L'Art religieux du XVIIIe siècle Italie- France- Espagne- Flandres. Paris: Armand Colin Editeur, 1984.

MENEZES, Joaquim Furtado de. Igrejas e irmandades de Ouro Preto- notas de Ivo Porto d Menezes In: Publicações do IEPHA. l (1975): 60-7 e135-7 (notas).

MENEZES, Ivo Porto. "João Gomes Baptista" in: Barroco. 5 (1973): 99-128.

MOTTA, Lia. "A SPHAN em Ouro Preto uma história de conceitos e critérios" in: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 22 (1987): 108-122.

OZZORI, Manoel. Alamanack Administrativo, Mercantil, Industrial, Scientífico e Litterario do Municipio de Ouro Preto. Ouro Preto: Typographia d'A Ordem, 1890.

OLIVEIRA, Myriam Andrade R. de. "Barroco e rococó na arquitetura colonial mineira " In: Revista do IAC/UFOP. Ouro Preto: 1 (1996): 13-23.

OLIVEIRA, Myriam Andrade R. de. "Uma percepção estética do Barroco e do Rococó nas Igrejas de Nossa Senhora do Pilar e São Francisco de Assis de Ouro Preto" In: Revista do IFAC/UFOP. Ouro Preto: (3): 04-09, dez. 1996.
Relatório da restauração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. In: Caderno de Restauração do IEPHA, 1 (1982).

RIBEIRO, Marília A. "A Igreja de São José de Vila Rica" in: Barroco.15 (1990/2): 447-459.

RÖWER, Basílio. OFM. "O lavabo do Aleijadinho na sacristia da Igreja de São Francisco em Ouro Preto" In: Revista Eclesiástica Brasileira. 3, fasc.1 (1943): 69-73.

SALGUEIRO, Heliana Angotti. "Ouro Preto: dos gestos de transformação do 'colonial' aos de construção de um 'antigo moderno'" in: Anais do Museu Paulista. 4 (1996):125- 163.

TRINDADE, Cônego Raimundo. São Francisco de Assis de Ouro Preto. Rio e Janeiro: DIPHAN, 1951.

TRINDADE, Cônego Raimundo. Igreja das Mercês de Ouro Preto.

VASCONCELLOS, Sylvio de. Vila Rica. São Paulo: Perspectiva, 1977. Seminário sobre poesia mineira período colonial. Belo Horizonte: CEC de Minas Gerais, 1984.

IPHAN, Arquivo de Inventário. pasta Ouro Preto - Igreja do Carmo (levantamento de 1949).

FONTE PRIMÁRIA IMPRESSA
Autos de Devassa. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1990. Vol. 9.
Revista do APM. 1975.

ARQUIVO DA CASA SETECENTISTA DE MARIANA
Inventário com cópia de testamento de Manoel da Costa Ataíde, códice 68, auto 1479, 2º Ofício.

ARQUIVO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ANTONIO DIAS- APNSC
Estatutos da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, 1754, 1760 e 1820.
Inventário dos Bens e fábrica da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência,- 1751-1802.

ARQUIVO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA Do PILAR- APNSP
Estatutos da Ordem 3ª do Carmo. 1755.
Termos da Irmandade de São Miguel e Almas- 1712-1838, fl. 65. 
Termos, Acórdãos, receita e Despesa da Irmandade do Santíssimo 1712-1735
Estatutos da Irmandade de São Miguel e Almas, 1712.
Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento (reforma),1735. 
Inventário da Irmandade do Santíssimo Sacramento 1718-1802
Patrimônio do Santíssimo Coração de Jesus, São Miguel e Almas do Alto das Cabeças, 1766.
Compromisso do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos do Alto das Cabeças, 1867.
Receita e Despesa da Irmandade de Nossa Srª do Rosário dos Pretos, 1780-1818. (Vol. 0105)

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO- APM
SC 131, Pedido de Provisão da Irmandade do Rosários dos Pretos da Freguesia do Ouro Preto para pedir esmolas para erguer a capela em decadência, 20/11/1767, f. 55v.


Início Retorna