OS CASARIOS HISTÓRICOS DA CIDADE |
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NOMES DE ITAMARANDIBA
No dizer de Saint-Hilaire, (l8l7), o vocábulo ITAMARANDIBA significa: ITA = pedra ; MARÃ = pequena e INDIBA = que se move junto de outras. Já Joaquim Ribeiro da Costa (Toponímia de Minas Gerais) escreve : ITA -MARÂ-DIBA = local de pedras desordenadas ou local de seixos arredondados ou , ainda : ITA = Pedra ; MARÃ = madeira rija ou ainda, no dizer de Raimundo José da Cunha Matos, ITAMARANDIBA quer dizer : "PEDRA PEQUENINA E BULIÇOSA". Quem, como eu, teve oportunidade de pesquisar os caldeirões, à margem do Itamarandiba, burilados por uma infinidade de pedras pequeninas, constantemente movidas pelas águas, durante milhões de anos , caldeirões que variam de tamanho, encontrados principalmente na sua pequena ilha, situada no terço médio do Itamarandiba na fazenda denominada "ILHA", que foi de minha propriedade, observará que o termo : "PEDRA PEQUENINA E BULIÇOSA" se adapta bem melhor ao nome do rio pois, nos seus caldeirões, de profundidade e diâmetros variáveis, encontram-se milhares delas, pequenas e arredondadas, algumas delas difíceis de ser apanhadas de uma só vez. Como se vê, o nome é de origem indígena, provavelmente dado pelos índios MAPAXÓS, mas acreditando que a origem de seu nome antecede ao período Pré- Colombiano. Outras tribos devem ter ocupado nossa região, como os Kotoxós e Malalis. Também os Botocudos, os mais temidos e tidos como antropófagos, circulavam, com sua invasões periódicas, por essas bandas pois a palavra KIGEME, da língua botocuda, que significa "CHOÇA", conforme afirma Saint-Hilaire, é por nós conhecida, uma vez que existe, próximo à ponte Santana, sobre o Itamarandiba, cerca de 15 Kms da cidade, uma grota com o mesmo nome "KIGEME". Em 1843, foi encontrado perdido, próximo à Vila de Penha de França, um pequeno índio de nome "ZIPOROQUE", nome botocudo que quer dizer "BRAÇO". Este 'menino índio foi posteriormente batizado com o nome "AMÉRICO" conforme revela o Livro de batismo daquela Vila. Os machados de sílex, uma pedra de grande dureza, mais conhecidas pelo homem do meio rural de, "PEDRA CORISCO", que, por uma crendice julgam que essas pedras caem do céu, juntas com as faíscas elétricas. São elas encontradas no subsolo, também constituem provas de que, em épocas esquecidas e não devidamente estudadas, um povo viveu em nossa região. Sabemos da existência de primitivas grutas (pequenos e rústicos abrigos)com desenhos rupestres. Em l978, uma equipe de especialistas, chefiada pelo Professor Ronaldo Teixeira, perguntando-me sobre a existência delas , em nossa região, indiquei-lhe um local próximo à Fazenda do Itanguá, construída pelo Padre José da Silva e Oliveira Rolim, antes da Inconfidência Mineira,, entre a divisa de Itamarandiba com o município de Senador Modestino Gonçalves e lá comprovaram o que antes havia pesquisado, ou seja: Vários abrigos com variados desenhos rupestres, de real valor histórico. Lá estão para provar esse antepassado remoto, pré-colombiano, anterior ao nosso índio. Tais descobertas permanecem quase desconhecidas e, segundo o Prof. Ronaldo Teixeira, enquanto não houver uma infra estrutura capaz de preservar tais sítios, não é aconselhável a divulgação. Finalmente, quanto aos índios, de nossa região e qual a Tribo pertenciam, cito abaixo a opinião balizada de Pedro Taques, neto de Fernão Dias que, por ter vivido naquela época em que os índios se espalhavam por todas as partes, naturalmente estava mais dentro do problema do que nós, pesquisadores de hoje. Ficando demonstrado que a serra Negra era a mesma serra das Esmeraldas encontrada por Marcos de Azeredo e, posteriormente, por Fernão Dias, de acordo com a descrição de seu neto Pedro Taques, do Livro A Grande vida de Fernão Dias Pais (fls. l23), de Afonso de , onde diz: "Não achando minas de prata no sabarabuçu, continuou o governador Fernão Dias o destino de sua comissão, entranhando-se por aqueles vastos sertões até chegar ao desejado dos bárbaros índios MAPAXÓS, pátria da apetecida serra das Esmeraldas e, assim sendo, os "gentios" mencionados na carta de Fernão Dias pertenciam a tribo dos índios MAPAXÓS, sendo esses nossos primeiros habitantes.
Itamarandiba, 21 de abril de 1997 - Paulo Pavie
Fonte de dados: Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itamarandiba na pessoa de Creuza Pereira Reis, do Departamento do Patrimônio Histórico Fotografia e edição por: Juliene Fernandes Pereira e Cristielle Meirian de Freitas |
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