Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
IGREJA DA MATRIZ
CULTURA RELIGIOSA DO MUNICÍPIO DE BERILO - MG

Banneux, pequena aldeia das Ardennas, situada no planalto dos Ardennes, sem dúvida um dos mais humildes lugares da província de Liége na Bélgica, foi escolhida no ano jubilar de 1933 por Maria Santíssima, a fim de se revelar aos homens.
Nossa Senhora visita uma menina muito pobre do lugar, por nome de MARIETA de doze anos de idade. Era a filha mais velha de uma família carregada de filhos, porém afastada da religião. Marieta freqüentava irregularmente a Igreja e a escola
Foram oito as aparições que Nossa Senhora fez a menina Marieta, fazendo o mesmo pedido: "Rezem o terço em família todos os dias."
Numa Sexta-feira, 20 de janeiro de 1933, a Virgem dos Pobres apareceu de novo a Marieta e disse-lhe: "Eu desejo uma pequena capela nesta localidade".
Foi na oitava e última aparição que Nossa Senhora se revelou a Marieta, dizendo: "Sou a Mãe do Salvador, Mãe de Deus... reza muito... Adeus!".
A menina Marieta relatou que a Senhora lhe disse ainda: "EU SOU A VIRGEM DOS POBRES - VIM ALIVIAR-LHE OS SOFRIMENTOS!".
" Em Banneux, quando esta estrela surgia, de veste tão linda, clara como o dia, era assim como uma noite alagada de luar. Vinha de longe o odor dos verdes pinheiros e as flores silvestres desfolhando nos canteiros. O canto da fonte, o murmúrio das cascatas punha em tudo o casto aroma de um altar .Em Banneux, quando esta estrela ali surgia,também crescia a mossa fé,por Vós Maria"
No Brasil, mais precisamente em Berilo, a Virgem dos Pobres chegou até nós pelas mãos do novo vigário Padre Henrique Hubem, de nacionalidade belga, iniciando-se, com a orientação do novo pastor, a construção de uma Capelinha, obedecendo detalhes de uma maquete de madeira vinda da Bélgica, país onde Nossa Senhora dos Pobres apareceu à menina Marieta.
Dado aos parcos recursos, após a Santa Missa dominical, o Padre levava as pessoas, crianças, jovens e adultos, até as margens do rio Araçuaí com a finalidade de carregar pedras retiradas da praia e empregadas na construção das paredes, razão pela qual são tão largas e seguras. As portas e janelas são feitas de ferro e vidro.
A imagem da Senhora dos Pobres, vestida de branco tendo na cinta uma faixa azul, traz uma rosa de ouro em um dos pés, veio da Bélgica, doada por Dona Elizabeth Vanderfesten, tia do Padre Henrique Hubem.
Aqui em Berilo, a Capelinha da Senhora dos Pobres, - primeiro templo a ser construído em terras brasileiras, - foi aberta á oração no dia 08 de setembro de 1949, missa concelebrada por Dom José Haas, Bispo da Diocese de Araçuaí, que abençoou o templo construído pelos habitantes de Berilo, em louvor e honra da Virgem Mãe de Deus.
A Capelinha ganhou um altar graças ao empenho de Maria da Natividade Amaral, que conseguiu arrecadar dinheiro para construí-lo.
Sebastiana Amaral Machado fez a doação de uma coroa de ouro em agradecimento pelas muitas graças alcançadas pela intercessão da Virgem dos Pobres
Com recurso proveniente de donativos da Associação Esperança-Terceira Idade, Haydée Murta conseguiu reformar o piso que se encontrava bastante estragado.
No momento, Terezinha Moreira, uma zeladora voluntária da Capela, está solicitando donativos para a aquisição de cadeiras para serem utilizadas na Capela.
A devoção á Maria, sob o título de Senhora dos Pobres, está bem ancorado nos corações e almas dos berilense, que demonstram fé, louvores e agradecimentos á Virgem, no mês de maio com maior fervor, através de novenas, coroações, culminando com o tradicional levantamento do mastro no dia 30 e Missa em ação de graças no dia 31, com procissão e coroação, num espetáculo de beleza, fé e emoção dos devotos e romeiros.
É de lá do alto da colina, onde a Capelinha foi construída, que a Mãe de Deus nos abençoa.
"VIRGEM DOS POBRES, abençoai esta TERRA TROPICAL!
Sede Bendita entre todas as mulheres!"
Haydée Murta / 23-07-06.