|
 |
METAMORFOSE DA IGREJA MATRIZ |
|
Data de construção: 1765, por obra do sargento-mor Faustino Pires
Em seu teto havia uma pintura de São João Batista batizando Jesus Cristo.]
No ano de 1925, Herculano Gusmão se dispôs a fazer reparos no símbolo vivo do barroco que era a Igreja Matriz.Em 1984 tentaram demolir a construção para fazer outra maior.
Sofreu um incêndio em 20/04/1999 onde os seus 234 anos de história viraram cinza.
Foi reconstruída e hoje está terminada. Seu estilo arquitetônico abrange linhas retas e modernidade. Ainda conserva o jardim maravilhoso, da época da segunda Matriz.
Foi construída uma fonte em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Batista. O artifício completa a beleza do local.
Um artista da terra expressa seus sentimentos através das palavras:
PEDAÇOS DO TEMPO
Cálido, dormia imponente e belo o templo arquitetônicoque ostentava em seus altares os últimos lampejos da arte barroca. Não fosse o sinistro fogo, teríamos ainda à vista dos nossos olhos esta estupenda construção, que remotamente fora erguida em 1765, por iniciativa do Sargento - mor Faustino Pires Chaves, um dos primeiros povoadores do lugar. Foi para o nosso espanto o caimento, o desmoronamento do Templo Sagrado.
Como que abraçados pelo vilanismo das labaredas que serpenteavam as vigas sustentáveis do templo, vilanescamente, também o povo ousava atiçar brasas, na falácia de fogo que fizeram envenenar a mente de muitos crédulos, rezadores e humildes, tornando alvo de cumplicidade o nosso zeloso pároco, que aqui reside e triste se espanta com o ruminar calunioso e indiscreto de pessoas que sabem atirar milho aos pombos, mas que também sabem enegrecer a alma e o espírito (este muito ao seu bel prazer).
Que caia o templo, que caia a torre, que caiam lágrimas, mas que tão somente, não caia a verdade maior, historiada pelas nossas próprias vidas: o respeito, a dignidade,a justiça e a verdade.
Apedrejar é tão somente eloqüente para aqueles que nada sabem além de criticar. Olhemos em volta desse jardim e cumpramos com a delícia de nosso olhar o desfecho da Matriz. Olhemos e deixemos que o nosso bom senso imprima em nossas mentes a construção de um novo templo. Lamentações são perecíveeis para aqueles que nada fazem. Não choremos o leite derramado, que possamos ainda hoje embevecermos de altruísmo e dedicar um pouco de nossa história à construção do bem social. Ás vezes é preciso que nos choquemos, para que também nos alertemos, como cidadãos que somos quasnto à preservação do nossso muito e rico patrimônio histórico, cultural, ambiental e social que ainda nos resta.
"(...) O pior que um príncipe pode esperar do povo hostil é ser abandonado por ele." Que não abandonemos o nosso espírito de fé e de luta nesse momento de gavidade. Deixemos no muro das lamentações a peçonhez das nossas falas e cumpramos com o que está por vir. Que construamos um novo templo, que façamos outras histórias, pois um homem sem história nada mais é que uma réplica clonada pelo próprio homem. " Tolo é quem age demasiado tarde." " Stultus est, Qui ren octom agir". Apesar do provérbio, a tolice é velha e frequente tanto aqui como acolá.
(José da Conceição Meira)
|
|
 |
 |
|
 |
|