Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
CORPORAÇÃO MUSICAL SÃO JOÃO BATISTA


"A música é o remédio da alma triste." (Walter Haddon)
Essa frase de Walter Haddon traduz com perfeição o significado do trabalho desenvolvido pelos membros da Corporação Musical São João Batista. São Mais de 100 anos tocando e encantando a população itamarandibana. O segredo para tantos anos de história não vem de outro lugar a não ser do amor à arte...


Não se sabe ao certo a sua data de fundação, porém, moradores mais antigos da cidade contam que em meados de 1900, sob o governo de Padre João Afonso em Itamarandiba existiam duas Bandas de Música na comunidade e a junção destas levou à atual Corporação.
Mestre Olimpinho e Mestre João Silvério eram dois irmãos e cada um comandava a sua Banda.
Disputas musicais entre as mesmas eram comuns nas festividades da época, levando a população a valorizar o trabalho feito pelos maestros e os músicos sempre se esforçvam ao máximo para saírem - se bem nas apresentações.

Assim nasceu a Corporação.
Hoje, com 24 membros e sob a regência do maestro Patrick Aguilar, Itamarandiba acompanha a sua desenvoltura. Músicos jovens e dispostos são a nossa identidade musical.

A Corporação já obteve um importante título em disputas entre bandas, ganhando da tradicional Banda de Malacaheta. O prêmio foi um Trombone de Vara, que está em uso por um dos membros da banda vencedora.

Itamarandiba já foi palco para um dos mais famosos encontros de Bandas da região. Eram 16 bandas ao todo, comemorando e se apresentando para os moradores da cidade e visitantes.

Como "Música é o remédio das almas tristes", desejamos que a Corporaçaõ perdure em Itamarandiba por mais 100 anos! Que seus dobrados e seixtetos continuem sendo parte da nossa alegria e orgulho! Parabéns a todos s membros pelo belíssimo trabalho!