J. B. CAMPOS, UM ARTISTA DA TERRA |
|
Cada qual tem um dom... Uma habilidade específica, uma facilidade maior para desempenhar certas coisas... Cada pessoa é única e suas capacidades são indiscutíveis. Ser único e insubstituível é uma característica presente em cada ser humano da face da Terra. Isso é o que torna cada um de nós alguém especial: os dons.
João Bosco Campos, desde pequeno descobriu esse diferencial em sua vida. "Talento não se produz. Creio que é um dom emprestado por Deus", confessa o pintor que hoje se considera um profissional realizado.
Na casa de sua mãe, João nos contou sua trajetória: "a minha dedicação era tamanha que logo despertou a atenção dos professores e de outras pessoas da cidade (Itamarandiba). Me aperfeiçoei nas técnicas em escolas específicas no Rio de Janeiro, mais tarde. Destaco a Escola de Artes Visuais no Parque do Lage, onde muito aprendi com o professor Roberto Leal".
Em casa, tomando um café ao lado da família, J. B. Campos afirma que embora não sejam aparentes, as dificuldades no ramo das artes existem. Ao lado do seu irmão, Geraldo Carlos Campos, juiz de Direito da cidade de Belo Horizonte, o artista diz: "Não se pode desistir daquilo que chamamos de 'sonho' ".
Para dr. Geraldo, "o maior concorrente para cada um de nós somos nós mesmos". É preciso acreditar no potencial escondido dentro de cada um, independentemente do que os outros pensam.
A vontade de seguir os sonhos é que fez de João Bosco um artista reconhecido internacionalmente. Ele já teve seus quadros expostos em Portugal, na Espanha e nos EUA, além de participar de várias exposições por todo o Brasil: Palácio dos Leilões (MG), Relicário(mg), IV Centenário (SP), Casa da Cultura (MG), Ana Tapetes Orientais(SP), Arte Templo da LBV(DF), Hilton Palace Hotel (SP). Ah! E sem contar as exposições coletivas, onde muitas vezes foi premiado: Vitor Braga(MG), Sérgio Longo (SP), Ipanema Clube (SP), Rembrant (SP), Tuareg (ES), entre outras.
Já fez quadros de autoridades brasileiras e de pessoas que vivem no exterior também.
Persistência, estudo e dedicação foram os pilares que levaram dois filhos de Itamarandiba aos lugares mais altos nos pódiuns da vida. Dois profissionais realizados que saíram de uma origem humilde mas que conseguiram vencer num mundo onde a realidade é cruel e distante demais dos sonhos que queremos para os nossos filhos. Esses são retratos de duas pessoas que acima de tudo seguiram o que o ser humano carrega de mais importante dentro de si: os seus objetivos.
Em uma mensagem aos internautas visitantes d'asminasgerais, o juiz de Direito e o pintor, filhos de Itamarandiba, revelam que a felicidade de se realizar um sonho reflete muito mais além das pinceladas, imagens retratadas, textos, frases e discursos. Acreditar em si mesmo faz com que quebremos as barreiras dentro do nosso próprio ser, abrindo as janelas do coração para a vida e refletindo essa felicidade constante na alma.
Email do artista: j.b.campos@hotmail.com
Reportagem completa por: Cristielle Meirian de Freitas |
|