PROJETO AGENTE JOVEM DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO |
|
Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano
É um projeto do governo Federal em parceria com município através da secretaria de desenvolvimento social, sendo coordenadora Elane Moreira de Carvalho.
O projeto foi fundado no ano de 2002 atendendo 75 jovens com idade de 15 a 17 anos que prioritariamente estejam na escola, que participam ou tenha participado de outros programas sociais (medida que da cobertura aos adolescentes e jovens oriundos de outros programas como o da erradicação do trabalho infantil (Peti), AABB comunidade , minas olímpica, Conacreje e casa de aprendizagem, jovens que estejam em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, oriundos de programas de combate a exploração sexual e comercial de ressaltando que 10% das vagas são necessariamente destinadas a adolescente portadores de algum tipo de deficiência.
O programa Agente jovem oferece bolsas de auxilio financeiro, atividades socioeducativas e capacitação para trabalho como (jardinagem, pintura, bordado, manicure, marcenaria, cooperativismo etc . São ações que promovem a integração do jovem a família, a comunidade e a sociedade, todo o trabalho esta entrelaçado ao compromisso de permanência dos participantes na escola, cada jovem pode ficar no programa durante um ano.
Em Jequitinhonha na unidade instalada no instituto educacional no bairro Vaticano , Rua Bento V, eles recebem aula de arte temas sociais informática, violão, jardinagem, dança, fazem estágio em entidade e participam ainda de todos os eventos comemorativos e campanhas educativas dentro e fora do programa.
Os jovens estão participando hoje de um curso de pintura e sendo preparado também para montar empreendimentos coletivos , assumindo o controle dos próprios negócios.
|
|