Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
BUMBA-MEU-BOI

A FESTA DO BUMBA-MEU-BOI, foi criada por Dona Isabel Gonçalves Costa de uma maneira muito inesperada. Após a morte de sua mãe, ela encontrou-se em estado de tristeza.
Um dia, ao ir a um salão de baile da cidade, Dona Isabel percebeu que à porta do estabelecimento, se encontravam várias pessoas de renda social baixa que estavam com vontade de adentrar o lacal, porém não dispunham de capital necessário para bancar as despesas cobradas. Como ainda estava sentida com a morte de sua mãe, Dona Isabel resolveu criar uma festa, que a alegrasse e divertisse também o povo. Essa festa era o BUMBA-MEU-BOI ou simplesmente "Boi Janeiro" (que mais tarde se tornaria a festa popular mais conhecida da região).
Após o planejamento, Dona Isabel reuniu-se com os amigos, com os filhos e com a própria cominidade carente, que apoiaram sem discórdias a idéia.
O 1° Boi Janeiro, foi construído de bambu. A roupa dos foliões foram confeccionadas com lençóis velhos, blusas rasgadas e "boa vontade". E mesmo sendo simples, a festa despertou a emoção da multidão em meio ao êxtase do desfile.
Essa "brincadeira" já dura 14 anos, e a cada festa, Dona Isabel e seus colaboradores, procuram inovar ainda mais o evento.
A tradição cultural, cultivada por Dona Isabel ao longo do tempo, acabou passando para seus cinco filhos, que além de participarem de atividades festivas do gênero, ainda doam seus espíritos colaborativos à "Festa do Bumba-meu-Boi".