Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
D. RAIMUNDA BIÉ, FILHA DA SAUDOSA SINHÁ BIÉ!
D.RAIMUNDA BIÉ, FILHA DA SAUDOSA SINHÁ BIÉ!

Em meados de 1911, a cidade de Itamarandiba ( então chamada São João Batista ) abrigou em seu seio as mais avançadas técnicas de medicina, presentes nas mãos e no conhecimento de Dr. Afonso Pavie.
As suas descobertas científicas revolucionaram o século, classificando a saúde da pequena vila comparável ás cidades da Europa.

Pavie contava com a ajuda de 4 mulheres para auxiliar - lhe nos seus serviços: Dona Zezé, Dona Memeca, Dona Otília e Sinhá Bié.

Muitos foram os enfermos que passaram pelo consultório de Dr. Pavie...
Muitas foram as vidas que conseguiram chegar a este mundo pelas mãos dessas quatro mulheres...
Muitas foram as mães que chamaram pela paciência de santa Sinhá...

Juscelina Gandra Bié, a saudosa Sinhá Bié teve 19 filhos, dos quais apenas uma está viva hoje: é a sra. Raimunda Bié.
Ela nos conta que a mãe de Coronel Jonas Câmara foi quem criou Sinhá, e que a estimava muito. Somente aos 13 anos é que foi morar com sua mãe biologica.

Sinhá Bié nunca teve formação médica, estudando apenas o necessário para saber assinar seu nome e fazer operações fundamentais. O talento era notável e a presença da força de Deus, constante.
As mães, ao engravidar a chamavam 2 ou 3 meses antes do bebê nascer. Era realmente uma parteira nata e que nunca cobrava pelos seus serviços.

D.Raimunda, filha de Sinhá, hoje com 83 anos de idade diz que como mãe, Sinhá Bié era uma mulher muito rigorosa. " A gente nao podia nem subir até o Largo do Souza depois da missa, que já encontravamos com mamãe vindo nos buscar." Ela e seus falecidos irmãos cresceram junto com os filhos de Dr. Afonso Pavie, numa relação de amizade.

Ela se lembra dos tempos da Santa Casa, dos remédios receitados por Dr. Afonso e encomendados ao Franklin; das brincadeiras que Coronel Jonas fazia com eles quando pequenos; do seu primeiro parto, feito por dr. Pavie e com a ajuda da própria mãe.

Mãe de 13 filhos, D. Raimunda é uma mulher forte...
A vida só lhe aumentou a simpatia com o passar dos anos...


Itamarandiba é feita dessas pessoas: fortes, decididas, experientes, que viram a história se passar aos seus olhos e hoje estão aqui para contar - nos sua jornada ao longo de todos esses anos... Isso é viver! Isso é saber! E sobretudo, conhecer!

Fotografia, edição e texto: por Cristielle Meirian de Freitas