PROFESSOR ZEZINHO |
|
A ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS
Ouvir estórias é muito bom... Quem não se lembra de quando era criança e passava horas e horas "viajando" ao ouvir a mãe, o pai ou a avó contando as mais belas fábulas?
E contar estórias? Fazer com que as pessoas visitem um mundo mágico utilizando apenas a imaginação? Como você classificaria um contador de estórias? Um artista? Um mágico? Ou simplesmente alguém com um dom divino de emocionar e encantar?
José da Conceição Meira, o professor Zezinho é um exemplo desse tipo de pessoa. Contador de estórias, ele visita escolas e instituições transformando o mundo de quem encontra pela frente através da magia escrita de Rubem Alves.
Tudo começou quando criança, diz Zezinho : " minha avó contava histórias para nós quando éramos pequenos. Sentávamos em torno dela comendo bolo e tomando o chá que mamãe preparava." Com convicção, ele afirma que tem certeza de que foi essa época que vivenciou quando mais jovem que despertou nele o amor pela arte de ser contador de estórias.
Desde a fase estudantil, Zezinho escrevia. Poeta, cronista, encantador de pessoas, pessoa que tem a certeza de que os livros são fonte de conhecimento, onde podemos melhorar ao mundo e a nós mesmos.
Aos internautas e visitantes d'asminasgerais, professor Zezinho deixa a seguinte mesnsagem: " Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir - lhe outro mundo de imagens.(...) Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave... Ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo. E isso é tudo... " ( Herman Hesse )
Edição e fotografia: Juliene Fernandes Pereira Entrevista e texto: Cristielle Meirian de Freitas |
|