LUIZ ANDRÉ COSTA |
|
Um dos amigos de Itamarandiba o professor Luiz André Costa. A sua história se mistura com os 365 anos de nossa cidade.
Desde criança desenvolveu o dom da criatividade. Brincava de médico, cientista em laboratório, padre...Volta e meia se rendia a ser contador de estórias. Lembra-se de quando ia com os tropeiros ate a mina, cantando para buscar água; de quando trocava o pão quentinho por arroz com pequi que era feito ali mesmo, no mercado velho, dos causos e das cantorias que varavam a noite...E dele ali, menino,ouvindo tudo sob o luar.
Dos seus 48 anos, 20 foram a frente das festas religiosas da igreja: a Festa do Rosário, do Divino Espírito Santo, de Santa Luzia (com 9 dias de barraquinhas, semana santa).Uma passagem engraçada que ele mesmo narrou: "Eu trouxe a globo aqui, na encenação da Paixão de Cristo usei tantos efeitos especiais que o povo pensou que o mundo tava acabando (risos)."
Filho da terra, Luiz já compôs 4 musicas sobre sua cidade (estas serao lançadas no CD de outro itamarandibano - José de Cristo) e atualmente está com um projeto de criação de uma casa de cultura aqui, em parceria com a UNIMONTES.
O professor de Educação Física formado também em Letras é quase um medico. Receitar remédios é rotina... Cuidava dos doentes com carinho e atenção. Iniciou a faculdade de direito, mas viu que sua área mesmo era a medicina. Resultando: Mais de 10 anos trabalhando no Hospital de Itamarandiba.
Conheça aqui um pouco mais sobre esse filho da terra que não nega suas origens...
Fotografia e edição: Juliene Fernandes Pereira Entrevista e texto: Cristielle Meirian de Freitas |
|