Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
LEITE PELA VIDA
O LATICÍNIO ARAÇUAÍ

As instalações do antigo laticínio foram arrendadas em 2005, por novos empreendedores, tendo iniciado a reforma em setembro/2005. Em janeiro de 2006, o Laticínio Araçuaí iniciou a produção, voltada para o Programa Leite pela Vida, administrado pelo IDENE.

A primeira dificuldade dos novos proprietários foi reativar a cadeia produtiva, já que por 10 anos Araçuaí ficou sem compradores para o leite produzido pelos fazendeiros da região. Ainda hoje, durante a entressafra há dificuldades para completar a quota de leite pelos produtores locais. O trabalho de estimular e organizar os pequenos produtores nas regras do programa tem sido um dos maiores investimentos do Laticínio Araçuaí, que tem contado com o apoio, principalmente da Cooperativa de Produtores de Almenara.

A produção atual é de 6.500 litros diários, sendo destinado ao Leite pela Vida, 5.300 litros, O restante é convertido em manteiga de alta qualidade e atendimento ao Programa Minas Leite que fornece o produto para escolas da rede pública. Os atuais empresários pretendem ampliar o leque de produtos, produzindo queijo, yorgute e requeijão.

O Laticínio Araçuaí entrega para o Leite pela Vida nas seguintes localidades:
Araçuaí, Ponto dos Volantes, Virgem da Lapa, Monte Formoso, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Genipapo de Minas, Itinga. Atende ainda os seguintes distritos: Taquaral, Baixa Quente, Alfredo Graça, Engenheiro Shinoo, Barreiro, Cansanção e algumas comunidades indígenas.


A DISTRIBUIÇÃO DO LEITE PELA VIDA

Em Araçuaí existem três pontos de distribuição do Leite pela Vida.
Um destes pontos localiza-se na sede do QUIGEMM - Centro de Cultura Afro-Indígena de Araçuaí/MG, onde um grupo de voluntários, às segundas, quartas e sextas-feiras entregam para as famílias cadastradas o tão precioso líquido, que vem salvando a vida de milhares de crianças e proporcionando mais saúde a gestantes e idosos.

Abaixo vamos ver um pouco desta história, e as mãos, que através do trabalho, permitem esta ação social de enorme importância para a camada mais carente da população de Araçuaí.