Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
DONA EDJAI, A ARTISTA
DONA EDJAI, A ARTISTA

Edjai Batista Fagundes, nasceu no município de Pavão, na região rural do Córrego Novo.
Sua infância foi vivida através de muita batalha e sacrifício, pois como morava em fazenda, o acesso às coisas era mais demorado. Inclusive, ela tinha que ir a pé para a escola, que não ficava perto.
Embora o cansaço que enfrentava, a escola era uma ferramenta fundamental para D. Edjai, e fora através da escola e de uma professora, que ela foi introduzida no mundo do artesanato. Começou fazendo ponto cruz e crochê, e com o passar do tempo foi aprimorando sua técnica.
Por determinado período, D. Edjai teve que deixar os estudos. Parou na quarta série.
Durante essa pausa, ela dedicou-se à vida rural e mais tarde se casou com o Senhor José Pereira da Rocha, com o qual teve três filhos.
Quando os filhos já estavam crescidos, surgiu a necessidade do estudo. Foi aí, que D. Edjai e a família, mudaram-se para a cidade, e aproveitando a oportunidade, ela retomou seus estudos e terminou o 2° grau. Após a conclusão, ela fez alguns cursos e tornou-se professora de Primário. Quanta felicidade!
Não parando por aí, ela participou de outros cursos de artesanato, aprendendo outras artes e suas técnicas. Hoje ela faz: arraiolo, macramê, bordados diversos, pintura em tecido e esteve em cursos na área da culinária e da confecção de peças com barro, culturas das quais ela domina.
Durante alguns anos, ela foi professora de artes em uma cominidade do município de Pavão, o Povoado de Limeira. Atuava no projeto da Escola Família Agrícola, hoje extinta .
Porém, D. Edjai ainda trabalha em sua casa, local onde produz suas peças, que são vendidas em exposições das quais ela participa. O artesanato compõe sua renda.
O mais surpreendente de toda a história, é que D. Edjai não teve influência de ninguém da família. Seu interesse pela arte foi espontâneo, o que prova mais uma vez o poder da força de vontade.
Segundo ela própria, enquanto puder estará fazendo novos cursos e incrementando seu conhecimento.

CONTATO:
Edjai Batista Fagundes
Rua Lourenço Porto, 69 - Centro Pavão/MG
Telefone: (33) 3535 -1265