Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
RUA: ALFERES JULIÃO FERNANDES
A Sétima Divisão.

Os Botocudos.

O Jequitinhonha

(Saint Hilaire)

Este povoado foi construido as margens do Jequitinhonha. A casa principal, que serve de caserna ao comandante e aos soldados da divisão , é um grande edifício muito bem construido coberto de telhas e as paredes rebocadas com terra cinzenta. O resto do povoado se compõem duma ordem de casebres que se estendem a margem do rio, e de alguns outros esparsos aqui e ali. Todos demonstram miséria. Não existe igreja no povoado de S. Miguel, e até a época de minha viagem, tinhan-se contentado em plantar diante do quartel uma grande cruz, cujo lado uma palmeira expandia a elegante folhajem.
A vista que se descortina da caserna é encantadora. Diante do edifício corre o Jequitinhonha, cuja a largura é bem considerável. Durante o tempo das chuvas, esse rio tem o leito cheio, e rola com majestade; mas, por ocasião de minha viagem, rochedos elevavan-se aqui e ali do meio de suas águas, e formam ilhas. A margem esquerda aparecem colinas e montanas cobertas de matas; mas de fonte a caserna, o terreno foi limpo, e nele se levantou uma pequena casa.
Chegando a S.Miguel, fui apresentar ao comandante da divisão, Sr. Julião Fernandes Leão, as cartas de recomendação que levava para ele; já nos tínhamos visto em Vila Rica,foi muito bem recebido.
Quando entrei em sua casa alguns Botocudos estavam ocupados em bater o feijão. Depois de terminarem o trabalho, vieram sem serimonia meter-se na sala; as mulheres agacharan-se e os homens sentaran-se ou estedera-se no chão; pude observar uns e outro á vontade, e confesso que a primeira vista senti uma espécie de aversão que seu retrato vai justificar. Homens e mulheres estavam completamente nus. Sua pele amarelada, á qual o sol e a sujeira deram coloração pardacenta era ainda lanbuzada, de divesos modos, de vermelho e preto, conforme o gosto de cada indivíduo. Seus cílios e supercílios são arrancados; os cabelos raspados em espaço de duas ou três polegadas de assima das orelhas, e não lhes restam deles senão uma espécie de calota no alto da cabeça. Pedaços de madeira branca, mole e leve de dois ou três polegadas de diametro, espessas de pouco menos de uma polegada e que se podem comparar aos batoques de nossas barricas, são colocados verticalmente em suas orelhas. Finalmente, um pedaço de pau semelhante ao das orelhas, igualmente colocado em um largo buraco no lábio inferior, aí se mostro horizontalmente como uma pequena mesa e é retido pela parte superior do lábio que forma em torno dele uma espécie de fita. Todavia, os botocudos tudo tenham feito para se desfigurar, e o tenham perfeitamente consequido, mostram um ar de fraquesa ,de doçura,de alegria,que em pouco tempo torna familiar sua extrema fealdade.