TATU TUCA |
|
-TATU TUCA -
Em 1990, Arnaldo motorista de caminhão, tendo ido levar uma família na Zona Rural, encontrou um tatuzinho com um dia de nascido, ainda com os olhinhos fechados, colocou-o em uma sacola e trouxe para sua casa em Jequitinhonha, e o apresentou para sua mulher Paula. Paula ficou encantada com o presente,e com todo carinho e amor juntamente com sua mãe, começaram a trajetória de cuidados com o tatuzinho que logo recebeu o nome de TUCA.
Paula havia perdido um filho, e estava gravida de 3 meses. O Tuca veio aliviar a saudade, do filho e foi tratado como uma criança, mamava na chuca que iria pertencer ao filho da Paula.Tuca passou a ser o "xodó" da família, vívia na casa junto com a família e ficava sempre no sofá da sala tomando em sua mamadeira(1/2 litro de leite).
Já crescido foi transferido para o porão da casa se alimenta com leite,frutas,bicoitos,e sua preferencia era a rapadura.
No quintal encontrou um amigo, que era o cachorro da casa e que se acostumou com o aspecto do seu companheiro e criou amizade com o bicho.Tuca acorda as 9:00 se espreguissa na beira da toca tomava o seu leite com farinha e açucar. Se faltase a açucar ou a farinha ele se recusava em tomar o seu leite. Passeia pelo quintal, sob a observaçao do pessoal da casa.
Com os amigos passeiam na margem do Rio Jequitinhonha onde se exibe ao público, tomando banho na beira do Rio e se diverte cavando buraco na areia.
Tem 15 anos (2005),adora brincar com criaças,reconhece os filhos de Paula e tem preferencia por um deles,por katrym,que tem 14 anos e foram criados juntos.Gosta de tomar banho de chuveiro. Vai para o banheiro e espera por Roque,filho de D.Lezinha para abrir o chuveiro e tomar banho juntos. Fica na ponta das patas e levanta as patas dianteiras, na hora do banho.Entretanto teve uma séria richa com um dos irmãos de Paula,Zé Geraldo. Ao visitar um dia o bar do rapaz próximo a casa de Lourdes, e na ocasião quebrou um litro de pinga,o filho de Lourdes nervoso gritou com ele.Em contra partida, Tuca vingava estragando toda roupa e sapato que tivesse o cheiro de Zé Geraldo.Os sapatos do rapaz tiveram obrigatoriamente de ficar em cima de prateleiras. Hoje Tuca já fez as pazes com José Geraldo são bons amigos. O Zé cuida do Tuca e o leva ao rio para tomar banho e brincar na praia.
Tuca é atencioso com as visitas, atende prontamente Lourdes, entende as palavras quando se diz:
_Tomar leite _Tomar banho
Tuca reside na rua:Elza Mourão nº:321 a margem do rio Jequitinhonha.Gosta de lua cheia, praia, das músicas que Lourdes canta para ele e também recebe visitas.
-Proezas de Tuca-
-Brinca de esconder com as crianças dentro de casa. -Ja cavou todo porão da casa, tem diversas tocas. -Brinca com as cachorrinha Pitucha e brincava com Halley, que já morreu. -Gosta de se divertir na porta andando de um lado para o outro.
Registrado pelo Ibama tem todos os seus documentos em dias.Tatu Peba(Tatu de Ferro) animal domesticado criado desde filhote.Deixou de ser recolhido por ter sido criado desde filhote pelo chamado infrator, que ao regularizar os documentos junto ao Ibama passou a ser criador.Tuca passou a ser o membro da família, e D.Lezinha, tornou-se artesã e vende os seus artesanatos para a manutençao de Tuca, principalmente o leite diário.
Paula hoje reside e trabalha em Ipatinga a 4 anos, pois teve que acompanhar o seu esposo Arnaldo que trabalha na prefeitura como motorista e mecânico.
Tuca continua em Jequitinhonha na casa da mãe de Paula, muito gordo, forte, engraçado e bonito, a espera dos netinhos de D. Lezinha.
Tuca é uma felicidade para todos. A partir da criação dele, os filhos de D.Lezinha deixaram de caçar.Tuca já foi visitado por jornalistas da TV alterosa-12 anos; Já passou no programa do GuGu, do Ratinho, no Jornal Nacional, no MG TV, e já recebeu visitantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Teofilo-Otoni, Joaíma, Governador Valadares, Fronteira dos Vales, e hoje dia 11/06/2005 foi visitado por Selma Quaresma, responsável pelo registro de sua história.
Lezinha, para sustentar o gosto refinado de Tuca - leite com rapadura e farinha - iniciou seu trabalho com artezanato, utilizando matéria prima colhida na natureza, conseguindo assim recursos para adquirir as gulozeimas do guloso Tatu Tuca. Para ver o artesanato clique em Lezinha Artesanato, e quem quiser ajudar pode enviar mensagens para tlcjequi@yahoo.com.br.
|
|