Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
MANOEL RODRIGUES SALOMÃO


MANOEL RODRIGUES SALOMÃO


A história do Senhor Manoel Rodrigues Salomão, popular "Seu Neca", foi marcada por fatos interessantes.
Antes de morar em Pavão, ele era fazendeiro em Águas Formosas, cidade vizinha, e trabalhava com a monocultura da cana de açúcar para a produção de cachaça. Com o tempo, vendeu sua fazenda e comprou outra em Santa Luzia, distrito de Águas Formosas, lugar onde ele habitou por dois anos. Logo após veio para Pavão, no ano de 1964.
Certa vez, estava jantando em um determinado restaurante da cidade, cujo dono queria vendê-lo. Visando permanecer na cidade e garantir uma moradia fixa para que os filhos pudessem estudar, Seu Neca tomou a decisão de trocar sua fazenda pelo prédio do estabelecimento.
Após a troca , ele um fundou um comércio, que inicialmente era um restaurante tendo anexo dormitórios, mas esse investimento não deu certo.
Não desistindo, Seu Neca partiu para o ramo madeireiro, no qual trabalhou por algum tempo. Porém, em decorrência de um acidente, cujo provocou o óbito de um de seus filhos, ele abandonou a profissão.
Embora tudo que passara, a vida continuava e Seu Neca não podia ficar parado. Então, lá estava ele fundando outro comércio, a Padaria Salomão (a mais conhecida do município), que antes estava situada à Rua Olegário Maciel, e hoje está situada à Praça Lourival Barbosa.
Seu Neca tem 86 anos e está casado há 63, com a Senhora Ana Luisa Salomão, companheira fiel de uma vida de desafios. Teve 12 filhos, sendo que dois já faleceram, e possui uma fazendinha, a qual ele dedica à criação de gado e as plantações das quais ele gosta muito.
Com toda essa trajetória, Seu Neca é positivamente um amigo do município.