Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
DARC E SEU TRABALHO COM JORNAL
DARC E SEU TRABALHO COM JORNAL


A trajetória artística de Darc Lane Soares de Souza, a Darc, aconteceu de maneira inesperada em sua vida.
Em 2005, sua filha lhe pediu auxílio para produzir um trabalho artesanal (um cesto de jornal) para o colégio, pois sentia dificuldade em executar esse trabalho sozinha. Ao ajuda-la, Darc percebeu que a arte com jornal era algo interessante e gostoso de fazer. Assim, pesquisou sobre essa arte e comprou uma revista de artesanato. De seus primeiros passos, nasceu um cesto, o qual não ficou bom na opinião de Darc, embora muitos admiraram. Preocupada em aperfeiçoar seu trabalho, continuou treinando e adquirindo mais revistas.
Hoje já consegue produzir objetos como bolsas (com caixa de leite reciclada), kit para escritório, porta-bijuteria, cestos vasos e colares, todos utilizando jornais e revistas. Inclusive, em 2005, teve seu trabalho (um vaso grande de jornal) aprovado no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Dessa forma, além da terapia proporcionada por essa arte, a artesã ainda recicla seus materiais, colaborando com a preservação da natureza.
"Uma de minhas metas para o futuro, é conseguir parceria com empresas a fim de desenvolver um projeto de preservação do meio ambiente, sensibilizando as pessoas para a importância de reduzir o desperdício, que é o primeiro passo para gerar menos lixo. E também provar para as pessoas que a reciclagem não é apenas uma forma de obter lucro, mas sim uma fonte inesgotável de alegria e prazer em criar, podendo assim decorar sua casa e presentear seus ente queridos com sua própria arte", diz Darc.
Como é professora da APAE de Pavão (onde também é desenvolvido um trabalho de mesmo gênero com os alunos) e faz faculdade de Pedagogia na cidade vizinha, Águas Formosas, Darc se dedica ao artesanato apenas nas horas vagas, pois esse não é sua renda principal. Mas, mesmo assim, recebe encomendas freqüentemente, e quando participa de exposições, tem seus trabalhos enviados para outros estados brasileiros. Na confecção das encomendas, conta ainda com a ajuda de suas duas filhas, Fernanda e Heloisa, que já fabricam algumas peças.
Darc pode dizer que foi mais uma das pessoas cativadas pela arte, que antes era tão imperceptível para ela, e hoje e indispensável.

CONTATO:
Darc Lane Soares de Souza
Rua Joaquim Gonçalves, 70 Pavão/MG
Telefone: (33) 3535-1607
e-mail: darc.arte@hotmail.com