LEITE PELA VIDA |
|
PROGRAMA "LEITE PELA VIDA"
A equipe do "cidadão.NET" resolveu mudar de rotina e mostrar para os internautas um outro programa do IDENE - o Leite Pela Vida, que atende milhares de famílias em MG.
O leite que é distribuído em Itamarandiba vem das propriedades rurais de aproximadamente 38 produtores da região e antes de ser repassado às famílias, passa pela cooperativa (COOPRI) e segue uma bateria de procedimentos até chegar à mesa dos beneficiados pelo programa.
Vejamos:
1 ) O leite é tirado na fazenda e ali mesmo deve ir a 60 graus, depois resfriar - se até chegar a 35, seguindo as normas do Ministério da Agricultura.
2 ) Em seguida, ele é armazenado em latões e levado a um "ponto" onde o caminhão faz o transporte do leite para a cooperativa.
3 ) Chegando à cooperativa, esse leite passa pelo teste de acidez, onde há a verificação da pureza do mesmo.
4 ) O leite é então colocado no tanque de recepção, seguindo para a máquina de pasteurização (onde a maioria das bactérias é eliminada), o tanque "pulmão" (armazenador) e finalmente, para a empacotadeira (onde o leite é colocado em pacotinhos).
5 ) Depois disso, a Pastoral da Criança se encarrega da distribuição do leite às famílias participantes do programa.
6 ) O leite segue para casa, é fervido, e entregue às crianças, que o tomam com satisfação.
Vale ressaltar que esse leite entregue pelo programa contribui não somente na complementação alimentar das crianças, como também ajuda na renda do produtor rural, fazendo girar o comércio e melhorar um pouco mais a nossa região.
Acompanhe nas fotos abaixo todo o processo acima descrito.
Este trabalho foi produzido pela equipe do Telecentro Comunitário de Itamarandiba:
Presidente do Comitê Gestor: Jacinto Roque Santos
Educadoras.Net: Juliene Fernandes Pereira Tatiane Cristina Fernandes Vanessa Chaves Souza Leila Maria Alves Agente.Net - Mediadora Cultural: Cristielle Merian de Freitas
A orientação para a produção foi do Editor Geral d'As Minas Gerais - Bilbioteca do Pertencimento. Dardânia Queiroz, da Gerência do Cidadão.NET acompanhou a equipe.
A COOPRI apoia a sustentabilidade do Telecentro Comunitário. |
|