Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
COOPRARTE (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO ARTESANAL DE PIRAPORA)

Cooprarte (Cooperativa de Produção Artesanal de Pirapora)

A Cooprarte começou de uma idéia da prefeitura, da prefeitura, pois a mesma buscava soluções para estar resolvendo o problema de volume de lixo reciclável que estava indo parar no Aterro Controlado. Essa cooperativa deu inicio aos seus trabalhos no dia 21 de Fevereiro de 2001, com uma grande quantidade de cooperados, onde na época presidia o senhor Newton Lolla.

No inicio tudo parecia ser um mar de rosas, mal sabiameles quantas lutas viriam futuramente. Dos 22 cooperados restaram 7 pessoas que acreditaram no trabalho e continuaram com esperança de dias melhores. No decorrer dessa caminhada, foram feitas grandes parcerias como a com o Projeto Agente Jovem na apresentação de peças teatrais incentivando as pessoas a estarem reciclando e ajudando a Cooprarte, a prefeitura cedendo o local da oficina, transporte da matéria prima e a compra de grande parte da produção, SESI Minas com o fornecimento de matérias prima, Coopercred e Sebrae com o financiamento da logomarca e capacitação referente ao controle de qualidade e gerenciamento, Minas Ligas que ajuda com o fornecimento de matéria prima e compra da produção, Cedronorte com o financiamento dos uniformes e doação de matéria prima e na compra da produção.

Mas isso só era o começo da grande jornada pois o maior desafio da cooperativa seria a legalidade para a comercialização de seus produtos. Isso aconteceu no ano de 2004, juntamente com a entrada de seu novo presidente, Domingos dos Santos que disse: "Eu com o apoio de voçês vou legaliza-la".

A partir daí foi mudado todo o sistema de funcionamento da cooperativa. Uma das dificuldades seria no campo financeiro pois precisava-se de dinheiro para dar entrada na documentação, e quando se fala na reformulação do estatuto isso foi uma novela pois sua viagem a Belo Horizonte durou 2 anos. Nessa etapa a cooperativa encontrou um grande apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistencia Social de Pirapora. Entre idas e vindas finalmente no dia 17 de Outubro de 2004 chega nas mãos do presidente a tão sonhada constituição de fato.

Hoje em dia com o apoio de seus colaboradores a Cooprarte, tem uma nova vida, o seu trabalho está mais reconhecido, a alto estima de seus cooperados está sempre em alta , e o melhoramento da qualidade da produção é totalmente visível e sem falar do aumento satisfatório da mesma. Atualmente a cooprarte só trabalha comk a produção de vassouras ecológicas, mais o presidente diz que nada impede a retomada da produção dos brinquedos pedagógicos e peças feitas com o vidro reciclável.

A novidade deste ano de 2007 é a fusão da Cooprarte com a ASMAP ( Ex Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pirapora), com isso a cooperativa ganhou mais força e conseguiu enxergar além do horizonte. Como diz a Darci com os olhos cheio de lágrimas: ''A Cooprarte pra mim representa esperança, e que se cada um fazer sua parte tudo vai dar certo". Hoje compõe o quadro de cooperados o presidente Domingos dos Santos, Darci Nunes dos Santos, Mariza Cardoso dos Santos, Leanderson Nunes de Oliveira, Maria de Fátima Rodrigues de Queiroz, Leonardo Nunes de Oliveira e Francisco de Assis Sousa Lima, que são os protagonistas cativos dessa história.

Isso que é um exemplo de Ecologia+Trabalho gerando + Cidadania.