Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
PREFEITURA MUNICIPAL DE TAIOBEIRAS
A PREFEITURA DE TAIOBEIRAS E SEUS ADMINISTRADORES
Da emancipação até os dias atuais


Tendo sua origem desde o último quarto do século XIX, o povoado de Taiobeiras foi promovido à condição de distrito de Rio Pardo de Minas no ano de 1911, recebendo o nome de Bom Jardim das Taiobeiras, nome ligado a uma planta nativa da região.

Em 1923, o distrito passou a se denominar Taiobeiras e foi incorporado ao município de Salinas. Com o desenvolvimento crescente, a emancipação definitiva deu-se em 1953, ocorrendo a instalação do novo município no ano seguinte.

Emancipado o município, o governo estadual nomeou intendentes para administrar o município, até que as primeiras eleições fossem realizadas. O primeiro intendente designado pelo governador Juscelino Kubitschek foi Lídio Ituassú, funcionário da administração pública de Belo Horizonte, que tomou posse junto com a instalação do município, em 1º de janeiro de 1954. Ituassu permaneceu no cargo até julho de 1954, quando foi exonerado e substituído por Oswaldo Costa, morador de Taiobeiras, que administrou Taiobeiras até a posse do primeiro prefeito eleito, Lúcio José Miranda, em 1955.

Uma das providências mais importantes tomadas por Lúcio Miranda foi a construção do Mercado Municipal, concluído na administração seguinte.

Em 31 de janeiro de 1959 deu-se a posse de Uilton Costa Mendes. Uilton concluiu a construção do mercado Municipal e adquiriu um gerador a diesel que permitiu a melhoria e ampliação do sistema de fornecimento elétrico na cidade. Estradas foram abertas e escolas construídas.

A partir daí, podemos esboçar uma linha do tempo das administrações de Taiobeiras:

1962: Eleição de Lúcio José Miranda e Oswaldo Lucas Mendes como prefeito e vice, respectivamente.

1967: Posse de Uilton Costa Mendes (segundo mandato) e Isalino Miranda Costa como prefeito e vice.

1971: Posse de Isalino Miranda Costa e Renato Almeida, como prefeito e vice, respectivamente. Isalino saneou as contas da prefeitura. Deu início ao calçamento de ruas centrais e ao processo de arborização da cidade. Deu início aos convênios que possibilitaram, posteriormente, a atual eletrificação da cidade e a construção do sistema de tratamento e distribuição de água.

1973: Uilton Costa Mendes toma posse no seu terceiro mandato como prefeito de Taiobeiras. Joel da Cruz Santos é lançado na política como seu vice. Esta administração faz um trabalho importante para criar a comarca de Taiobeiras.

1976: Eleição de Joel da Cruz Santos para prefeito de Taiobeiras, tendo Geraldo Sarmento de Sena como vice. Joel venceu a eleição por uma margem de apenas 246 votos, disputando com Jorge Luiz Mendes, que era apoiado por Teófilo Mendes.

1979: Em 29 de setembro foi Instalada a comarca, na administração de Joel Cruz. Todo o trabalho que culminou na instalação da comarca em Taiobeiras foi feito por Uilton Costa Mendes com o apoio do deputado estadual Cícero Dumont.

1982: Eleição Municipal que dá a Geraldo Sarmento de Sena a condição de prefeito de Taiobeiras. Geraldo venceu a eleição por uma margem de apenas 270 votos, disputando com Jorge Luiz Mendes.

1983: Toma posse o oitavo prefeito de Taiobeiras, Geraldo Sarmento de Sena. A biblioteca pública municipal foi implantada nesta administração. Nesta administração foi transferida a sede da prefeitura para a Praça da Matriz, 145, onde funciona até os dias de hoje.

1989: Joel da Cruz Santos é eleito para o seu segundo mandato, tendo o médico José Costa de Araújo como vice.

1993: Toma posse a primeira prefeita de Taiobeiras, Maria Matos de Sena, esposa do ex-prefeito Geraldo Sarmento de Sena, tendo Donato Rodrigues da Silva como vice.

1997: Joel da Cruz Santos toma posse para o seu terceiro mandato, tendo como vice João Emílio Arifa Silva.

1997: Por determinação da justiça, o número de vereadores da Câmara Municipal é reduzido de treze para nove.

2001: Reeleito, Joel da Cruz Santos toma posse pela quarta vez e permanece no cargo até o ano de 2002, quando renuncia para candidatar-se a deputado estadual.

2002: Com o afastamento de Joel, o vice-prefeito, João Emílio Arifa Silva, assume a prefeitura.

2004: O candidato Denerval Germano da Cruz supera João Emílio, elegendo-se prefeito de Taiobeiras.

2005: Denerval Germano da Cruz e o vice Antonio Barros Barbosa (Toninho Kembéu) assumem a prefeitura de Taiobeiras.